29 julho, 2006

O mundo é um jardim... a garden.


O senhor Bush e a senhora Rice são cidadãos norte americanos. E estão plenamente convencidos que o seu país, que é tão recente e tão pobre em história, é o dono do mundo. Uma espécie de deus de todas as nações... e como tal querem criar um mundo à sua imagem.
Assim, apoiam Israel e estão contra o mundo árabe em geral.
Não estou aqui de modo nenhum a fazer a defesa do Hezbolah. Não me foi passada qualquer procuração para tal, nem eu tenho pretensões nenhumas sobre saber o que se deve fazer na política do Médio Oriente, para melhorar o relacionamento de Israel com a Palestina e o mundo árabe em geral.
Mas irrita-me profundamente a arrogância da senhora Rice e a imbecilidade do senhor Bush. Querem um Médio Oriente à sua maneira? E o que fazem com os milhares de anos de história que têm os países árabes?
É natural que quem não tem história, nem lhe passe esta questão pela cabeça. A senhora Rice até sabe tocar piano! Mas isso não lhe dá o direito de querer construir um mundo à sua imagem. Porque nem sequer se trata dos Estados Unidos da América. Não consigo identificar a generalidade do povo americano, que é amante da liberdade e da democracia, com estas duas figuras que se passeiam pelo mundo como se andassem pelo jardim lá de casa, a dar ordens aos diversos jardineiros.
E o pior é que há jardineiros, encantados por trabalharem para estes patrões!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eles os dois merecem-se; os OUTROS é que não deveriam ter que os aturar. E como são egocêntricos!