28 julho, 2006

A coragem da Maria João


Estou perfeitamente solidária com a Maria João Pires. Também eu me sinto torturada por viver neste país. Infelizmente não tenho aquilo a que ela chama "coragem" para ir viver para o Brasil.
Mas lá que é uma tortura viver em Portugal, lá isso é! Senão, vejamos:
1. O PR parece o manequim da extinta "Lanalgo". Tem uma voz que é uma dor de alma. (Agora digam-me lá, porque é que uma verdadeira artista, ainda por cima "clássica", haveria de se sujeitar a conviver com este sujeito, de cada vez que dá um concerto, tendo ela dinheiro para viver à grande no Brasil?
2. A mulher do PR não tem melhor aspecto que o marido! Parece uma senhora-a-dias, se é que entendem o que eu quero dizer, na minha delicadeza! Porque é que a artista se havia de sujeitar a beijocar a primeira dama, de cada vez que dá um concerto...
3. O PM tem boa figura, sim senhor... de frente! Porque de perfil é horrível. Tem um nariz insuportável. Então porque é que a artista se havia de sujeitar a encontros de perfil com o engenheiro, de cada vez que dá um concerto....
4. O líder da oposição é tão pequenino, tão pequenino, que mesmo em bicos de pés, não se vê! E a artista não há-de querer arriscar-se a passar por mal educada de cada vez que dá um concerto e não fala ao senhor líder da oposição porque é praticamente impossível distingui-lo na primeira fila da plateia...
Estas razões já bastam. Não é preciso falar aqui de outros seres igualmente intragaveis, com que a artista andava constantemente a esbarrar... Ou não há papel que chegue!
É claro que o Brasil tem um clima bem melhor que Portugal (pelo menos para pessoas como eu que gostam de calor, humano e não só!).
No meio disto tudo, acho que a Maria João fez muito bem em se pirar. O que faz cá pode fazer em qualquer parte do mundo. Afinal ela é oriunda do país mais "simplex" do Mundo, quiçá do Universo!
E essa história dos dinheiros para o centro Belgais é apenas uma questão de pormenor, caramba! Deixemo-nos de mesquinhices e de contar tostões! Há lá dinheiro que pague a coragem da artista...

1 comentário:

Anónimo disse...

Esqueceste-te dos encontros certamente mais amiúde que a Maria João Pires teria que ter com a Ministra da Cultura, que para além de ter um aspecto esgaziado, fala e ninguém entende rigorosamente nada do que diz.E depois, o que dizer dos encontros que teria certamente com o "casal maravilha" Bárbara e Carrilho, este com um carácterzinho, no mínimo duvidoso.Não sei se fez bem ou mal em ir-se embora, se o fez respeito, porque concerteza teve as suas razões!