06 maio, 2007

Sinto-me uma inútil.


Hoje foi dia da mãe. Quando eu era menina, o dia da mãe celebrava-se a 8 de Dezembro como o da padroeira de Portugal. Nunca achei bem este dia da mãe flutuante pelo primeiro domingo do mês de Maio. Não faz sentido e até já houve um ano em que o dia foi celebrado duas vezes, tal era a confusão instalada.
Foi também o dia da eleições na região autónoma da Madeira, com a vitória normal e esperada de Jardim e com a derrota da democracia e de José Sócrates. Porque quase 40% de abstenção quer dizer isso mesmo: uma grande parte do povo está-se nas tintas para o que se passa e os que não estão passaram o recado de Jardim a Sócrates. Portanto Jardim segue para o último mandato. Agora ficará provado que sem dinheiro não sabe governar e o Funchal já tem betão que chegue. Alberto João terá enfim o merecido descanso (que só o que o homem tem pulado e inaugurado me põe a cabeça à roda). É claro que passado o tempo devido todos (os que apreciamos e os que não apreciamos o género) teremos saudades... como temos saudades dos tempos em que Santana Lopes falava por tudo e por nada. Agora não fala nem por tudo quanto mais por nada... É preciso que apareça um candidato credível na Madeira, seja à direita ou à esquerda. Como aconteceu nos Açores. De que ninguém fala, mas que tem tido um desenvolvimento seguro e harmonioso, sem estragar a paisagem natural e agressões paisagísticas que mais cedo do que mais tarde pagaremos todos...
Foi dia de eleições em França. Como se esperava Sarkozy venceu. Um francês de origem húngara chega a presidente da fraterna república francesa. Perdemos todos mas também não tínhamos nada a ganhar senão a bela presença de Ségolène (o que não é pouco, num mundo onde a beleza é tão pouca... vocês desculpem-me mas a beleza é fundamental... he, he, he) Não sei qual o número da abstenção em França por isso não me posso pronunciar... é o que eu acho mais importante em eleições ou referendos: o número da abstenção, acho que já expliquei porquê). De qualquer modo, devo dizer que assisti ao debate e que Sarkozy me pareceu muito à esquerda de Sócrates na maior parte do seu programa eleitoral. O que também não é de estranhar: já toda a gente se esqueceu que Sócrates foi eleito nas lista do PS. E quem teve a culpa, quem foi? Santana Lopes e Jorge Sampaio,claro. Como vêem faço a festa deito os foguetes e apanho as canas... o povo nunca se engana e se botou o homem lá é porque tinha as suas razões. Eu é que tenho este mau feitio...
Quem teve hoje razão para festejar foi Vanessa Fernandes que venceu a terceira prova da taça do mundo de triatlo hoje em Lisboa. Parabéns Vanessa. Tens mostrado o quanto vales e deste hoje uma bela prenda à tua mãe. É assim mesmo: filha de peixe sabe nadar, pedalar e correr.
Termino com uma nota triste: Madeleine continua desaparecida. Os pais pedem que se reze para que seja encontrada rapidamente. Também eu já pedi aqui que se faça o mesmo. Quem sabe e tem fé que reze.
É nestes momentos que eu me sinto completamente inútil.

Sem comentários: